quinta-feira, 9 de maio de 2013

Editando arquivos .rb e .html.erb no Dreamweaver

Postado por DoctorRu (Will)

Ok, macho que é macho edita código com Copy Con no prompt, mas quando se trata de editar formulários ou ajustar layout, um editor visual ajuda muito, ainda mais se você trabalha em parceria com um web designer e quer facilitar a vida do próximo.

Originalmente o Dreamweaver que é um dos softwares preferidos dos web designers não reconhece os arquivos da Ruby e da Ruby on Rails (sim eu me refiro a Ruby no feminino, veja o primeiro post do blog para entender o porque) além de não habilitar a syntax highlight pra os mesmos.

Para reconhecer os arquivos basta editar o arquivo Extensions.txt e adicionar a seguinte linha:

RB, ERB, HTML.ERB:Ruby and on Rails

No windows existem duas copias do arquivo Extensions.txt, edite a cópia que encontra-se no diretório de usuário. O arquivo está localizado em um path parecido com este:

C:\Users\<NOME DO USUÁRIO>\AppData\Roaming\Adobe\Dreamweaver CS6\en_US\Configuration

Para habilitar a syntax highlight abra o arquivo  MMDocumentTypes.xml, que está aproximadamente em:
 
C:\Users\<NOME DO USUÁRIO>\AppData\Roaming\Adobe\Dreamweaver CS6\en_US\Configuration\DocumentTypes

Procure a seguinte linha:

<documenttype id="ASP-JS" servermodel="ASP JavaScript" internaltype="Dynamic" winfileextension="asp" macfileextension="asp" file="Default_js.asp" writebyteordermark="false" mimetype="text/html">

Altere-a adicionando as extensões .rb, .erb e .html.erb

<documenttype id="ASP-JS" servermodel="ASP JavaScript" internaltype="Dynamic" winfileextension="asp,rb,erb,html.erb" macfileextension="asp" file="Default_js.asp" writebyteordermark="false" mimetype="text/html">

Essa é uma solução improvisada que utiliza as mesmas cores das páginas .asp 

Esse post foi criado ao som de Gorillaz - New Genious

Um comentário :

  1. Eu utilizo o DW há muito tempo .. é otimo mesmo para web. O intellesense pode não ser o dos melhores.. mas visual/code .. num vi igual ainda !!!
    Boa dica wIll!!!

    ResponderExcluir