quarta-feira, 15 de maio de 2013

O editor de código mais espetacular do mundo!

Postado por DoctorRu (Will)

Não vou perder mais tempo do que escrever alguns curtos parágrafos sobre qual é o melhor editor de código, isso é como o fanatismo entre fotógrafos que usam Nikon e fotógrafos que usam Canon, quando o que realmente interessa é o olhar fotográfico e o resultado final, neste caso, que o código funcione!

Sugerir é aceitável, mas discutir qual o melhor editor de código é uma completa bobagem pois da mesma maneira que cada pessoa senta em uma cadeira na posição que considera mais confortável o mesmo se aplica a ferramenta se digita código.


No Linux comecei utilizando o Netbeans, ja no windows  o Aptana Studio estes foram os que melhor me adaptei entre as IDE's e editores que testei, quanto ao VIM e gVim (o primeiro é a versão console e o segundo a versão gráfica) apesar de prático para algumas coisas é um editor e não uma IDE, uma das suas maiores vantagens é estar disponível em toda instalação linux por padrão.


Uma outra alternativa é o Geany de interface agradável e leve mas com   suporte apenas razoável ao Rails (caso resolva testa-lo procure no google por "geany green line" você vai entender...), a maioria dos editores suporta plugins e scripts feitos por terceiros para adicionar conveniências para outras linguagens.

Para o Vim alguns plugins indispensáveis são o NerdTree, Snipmate e Surround, respectivamente: Adicionar lista de diretórios, auto completar instruções e fechamento automático de tags, em particular o Vim apesar de ter uma maior curva de aprendizagem é o predileto entre programadores, é vintage, é cult, e depois de umas duas semanas de uso constante você se adapta a infinidade de atalhos, vale a pena o esforço, confira alguns no Tuxfiles e também no Keyxl.

Existem diversas opções para edição de código, do Vim ao Dreamweaver, mas qual em uma quase infinita lista seria o melhor? Adivinhe... é aquele ao qual melhor você se adapta.

Vale lembrar que para escrever código bastam caneta e papel, afinal, código é poesia ou não?

Bom código a todos.

Trilha sonora deste post:  System of Down - Aerials

2 comentários :

  1. Muhuahauahuahauhauaha !! Adeus Xiitas Radicais do Notepad ou .. where ever ! Be happy with your code editor !!!

    ResponderExcluir
  2. Estou testando o Sublime Text e estou gostando muito.

    ResponderExcluir